top of page
  • Foto do escritorBeatriz Silva

Tun'ao Minho

Tuna Académica Feminina da Universidade do Minho. As lendas e tradições de Braga cantadas ao vento pelos cantos e recantos de Portugal.



Hierarquia

Entre bordadeiras, lavradeiras e capotilhas, todas estas personalidades sobem a palco com uma única missão, representar o amor pela música e pelo Minho.

Afinar as vozes, os instrumentos e a personalidade


Durante um ano aprendi coisas que nunca ninguém me tinha ensinado antes. Aprendi, de outra perspetiva que, quando estamos em algum projeto com outras pessoas, seja ele qual for, só conseguimos atingir o sucesso quando trabalhamos juntos. O sentimento de união é algo que levo desta experiência que foi a tuna. Quando passamos por coisas menos boas, é bom saber que não estamos sozinhos e que, eventualmente, havemos de superar aquela fase. Mas os momentos felizes são sempre mais e, também esses, quando partilhados com alguém, acabam por ganhar uma dimensão muito maior.


O palco que é a vida


Gosto de criar um paralelismo entre a tuna e a vida. Já dizia Charles Chaplin que " a vida é um palco de teatro que não admite ensaios. Por isso, cante, chore, ria, antes que as cortinas se fechem e o espetáculo termine sem aplausos". E a verdade é que podemos, de facto, olhar para a nossa vida como uma atuação em palco. Partilhamo-lo com pessoas que gostamos, outras que não nos identificamos assim tanto. Às vezes, as vozes saem afinadas e entrelaçam-se umas nas outras de uma forma tão pura e cristalina, dançam no ar embaladas pelos instrumentos. No entanto, outras vezes, também corre mal. E a vida é isso mesmo. É importante termos consciência que nem sempre somos bem sucedidos mas, no final de contas, o que importa é termos tirado alguma lição, seja ela boa ou menos boa.


A tuna fez-me conhecer limites que desconhecia em mim. Fez-me perceber que, por vezes, criamos demasiadas expectativas na nossa cabeça e que as coisas nem sempre acontecem como queremos e esperamos. Mas mais do que isso, fez-me perceber que a decisão de ser feliz está nas nossas mãos. Obrigada por isso, por todos os sentimentos que me trouxe à tona, a felicidade, a raiva, a paciência, a desilusão, a completude, a aprendizagem. Obrigada por me teres limado arestas que não sabia, sequer, que existiam na minha personalidade.




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page